Associação Internacional da Caridade da Madeira

A Associação Internacional da Caridade (AIC), anteriormente denominada por Associação das Damas de Caridade, foi fundada em 1617 por São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marillac. É a mais antiga Associação leiga, feminina na história do voluntariado.

Em 1971, as delegadas de vinte e duas Associações das Damas de Caridade, reunidas em Assembleia extraordinária, votaram o novo Estatuto e adotaram o nome de Associação Internacional de Caridades (AIC). 

Com o tema “Contra as pobrezas agir juntas”, a Associação Internacional de Caridades (AIC) transforma-se em uma rede de projetos através do mundo. Possui um estatuto consultivo junto à UNESCO, ao ECOSOC e ao Parlamento Europeu. Colabora com muitos outros organismos, num nível supranacional. 

A Associação Internacional de Caridades (AIC) é uma organização não governamental, leiga, católica, composta predominantemente por mulheres que trabalham contra todos os tipos de pobreza e exclusão social. Está presente em quatro continentes, com mais de 200.000 voluntários, agrupados em cinquenta e duas Associações.

Na Madeira, a AIC teve início a 22 de janeiro de 1876, em uma reunião realizada no Hospício Princesa Dona Maria Amélia, presidida pelo Reverendo Padre Miel, Diretor da Associação “Damas de Caridade” de Lisboa, e em que estiveram presentes um grupo de senhoras residentes nesta Ilha. Nesta reunião o Reverendo Padre Meil nomeou para o cargo de presidente a Senhora D. Anna Rita de Castro Leal, para vice-presidente a Senhora D. Maria Joaquina Saldanha da Gama e para secretária a Senhora D. Júlia Augusta de Freitas Esmeraldo. Ainda nesta primeira reunião ficou decidido que haveria uma reunião todos os meses, no Hospício Princesa Dona Maria Amélia, onde seria feito um peditório a favor dos mais carenciados.

A Associação Internacional de Caridade da Madeira (AIC) mantém a sua sede, desde o dia em que foi criada, no Hospício da Princesa Dona Maria Amélia, assim como as reuniões mensais. 
Os primeiros Estatutos da Associação “Damas de Caridade” da Madeira foram promulgados a 26 de abril de 1929.

A Nossa Missão

Dar assistência e promover a pessoa humana, sobretudo aos mais pobres, aos excluídos da sociedade, aos idosos que sofrem de solidão. 

Hospício da Princesa Dona Maria Amélia
Hospício da Princesa Dona Maria Amélia situado na Avenida do Infante

Corpos Sociais

Assembleia Geral

Presidente: Ana Maria Paredes Vieira Pereira Abreu Diniz
1ª Secretária: Maria Inês Favila Vieira Faria
2ª Secretária: Marília do Céu Dourado Telo Ferraz Pereira

Direção

Presidente: Maria Gilda de Andrade Fernandes Dantas
Secretária: Teresa Maria Gomes
Tesoureira: Teresa Maria Pereira de Macedo Carmo França

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Cecília Mendes Gomes
1ª Secretária: Teresa Maria Rodrigues Pinto Coelho
2ª Secretária: Eliza Paquete Carvalho

Consulte aqui os nossos estatutos, relatórios de contas e outra documentação.

Contribua

Suporte-nos na nossa missão.

Scroll to Top